Últimas notícias:

:

Bebês de 12 meses passam a receber vacina contra quatro tipos de meningite.

top-news
  • Silvana Nadir Garcia Machado MTE - 103/MS
  • 26/06/2025

Por: Assessoria

A partir de 1º de julho, bebês com 12 meses de idade passarão a receber a vacina meningocócica ACWY como dose de reforço no calendário de vacinação infantil. A mudança amplia a proteção contra a meningite bacteriana e a meningococcemia, infecção generalizada causada pela mesma bactéria. Até então, os bebês recebiam a vacina meningocócica do tipo C em três doses: aos 3, 6 e 12 meses. Com a nova orientação, a dose de reforço aos 12 meses será substituída pela vacina ACWY, que protege contra quatro sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis: A, C, W e Y.

A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde com base no aumento de casos do sorogrupo W, principalmente nos estados do Sul. "No Brasil, o sorogrupo que mais preocupa, além do C, é o W. A gente observou aumentos de incidência importantes. Essa mudança representa uma ampliação da proteção, especialmente para as crianças", explicou a diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Flávia Bravo.

Segundo o Ministério da Saúde, somente este ano o país já registrou 361 casos de meningite meningocócica, com 61 mortes. A vacina ACWY já estava disponível no SUS para adolescentes de 11 a 14 anos. Com a mudança, bebês de 1 ano também passam a ser contemplados.

Quem deve tomar a nova vacina?
A dose de reforço da vacina meningocócica ACWY será aplicada apenas em bebês que completarem 12 meses a partir de 1º de julho. Crianças que já receberam as três doses da vacina C (3, 6 e 12 meses) não precisam se revacinar com a ACWY neste momento. Já aquelas que não receberam o reforço aos 12 meses poderão completá-lo com a nova vacina, desde que ainda tenham menos de 5 anos.

A vacina está disponível gratuitamente nas unidades básicas de saúde do país. O Ministério da Saúde reforça que a mudança está alinhada às diretrizes da Organização Mundial da Saúde para o enfrentamento das meningites. Além da ACWY, o SUS também oferece vacinas contra outros agentes causadores da meningite bacteriana, como o Streptococcus pneumoniae (pneumococo) e o Haemophilus influenzae tipo B.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.