Últimas notícias:

:

Videolaparoscopia moderniza cirurgias promovendo mais segurança e eficiência no atendimento à população de MS.

top-news
  • Silvana Nadir Garcia Machado MTE - 103/MS
  • 26/08/2025

Por: Governo do MS

O processo de regionalização da saúde avança em Mato Grosso do Sul. O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), realizou nas últimas semanas a entrega de 11 sistemas completos de videolaparoscopia, também conhecidos como torres de vídeo rígidas, a unidades de saúde da rede pública de Mato Grosso do Sul.

Com foco em contemplar, de forma estratégica, unidades de acordo com as necessidades específicas de cada macrorregião, a medida fortalece a realização de cirurgias minimamente invasivas nos hospitais do interior do estado, promovendo mais segurança e eficiência no atendimento à população.

Os municípios beneficiados são: Aquidauana, Costa Rica, Coxim, Maracaju, Nova Andradina, Paranaíba, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã, Chapadão do Sul e Rio Brilhante.

Tecnologia em saúde

As torres possibilitam cirurgias com menor tempo de recuperação, menor risco de infecção e redução significativa no tempo de internação dos pacientes. Cada torre é composta por câmera de alta definição, monitor, fonte de luz, insuflador e demais componentes que formam o sistema.

Os recursos utilizados para aquisição dos equipamentos são oriundos tanto da esfera federal quanto estadual, viabilizados por meio de propostas previamente cadastradas e indicações parlamentares. Para assegurar sua correta utilização, os profissionais de saúde das unidades contempladas passaram por capacitação especializada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.